sábado, 17 de maio de 2014

FACE NA ESCOLA



Portifólio  - Sondagem com os alunos:
Segundo os alunos há a necessidades de mudanças na metodologia pedagógica, eles sentem falta de atividades que explorem tecnologias mais contemporâneas, como é o caso do uso de computadores. No dia a dia desses alunos identifiquei que a maior parte do tempo fora da escola utiliza o acesso a internet, principalmente as redes sociais, como por exemplo, o facebook.
Levantando essa necessidade foi  perguntado que melhorias e aprimoramentos poderiam ser aplicados hoje na escola para somar no desenvolvimento pedagógico.
Ideias levantadas pelos alunos:
- Instalação de um laboratório de informática com acesso a internet.
- atividades que poderiam ser realizadas online como tarefa de casa.
- debates sobre temas abordados em grupos que os próprios alunos podem criar em ferramentas de rede social, como o facebook.
- Atividades a serem desenvolvidas com equipamentos multimídias.

PROJETO - FACE NA ESCOLA ELISIARIO

1.    Identificação

Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino do Interior
Diretoria de Ensino – Região de Itapetininga
EE “Prof. Elisiário Martins de Mello”.
Rua Caio Dias Batista, 240 – Vila Regina – Cep: 18.209.290 
Fone: (015) 3271-1150 -   3271-1311 

Professores responsáveis:
                Todos - Administrador  Prof.ª. Maria Salete Leme Antunes 

2.Tema

                        Criando O FACEBOOK do Elisiario - Frente às inovações tecnológicas e com tantos recursos oferecidos por estas, percebe-se a necessidade de partilhar experiências e aprofundar a questão do uso da informática educacional em nossa escola. Criando assim, um espaço que possibilite oferecer subsídios ao trabalho do professor, através da produção de material didático on-line, contextualizando o trabalho e o desenvolvido em sala de aula.

3. Justificativa

Construir um facebook educativo, utilizando a informática da unidade escolar, desenvolvendo atividades ao longo do semestre, tendo como suporte pedagógico/técnico o professor  da turma para que possam fazer o uso desta tecnologia, criando ambientes virtuais de aprendizagem que estimulam processos cooperativos de construção de conhecimentos e informação, proporcionando a comunicação e interação entre a escola, alunos e professores, trabalhando conteúdos da disciplina, vivenciando situações reais de leitura e escrita, além de favorecer a interatividade.
    
4. Objetivos

*      Capacitar os alunos na construção, manutenção das postagens do FACE utilizando os recursos tecnológicos necessários;
*      Promover a interatividade social e entre os alunos;
*      Permitir trocar experiências com colegas;
*      Divulgar no FACE, ações, projetos e atividades realizadas pelo professor com seus alunos;
*      Compartilhar informações e eventos juntamente com a comunidade escolar.

5. Disciplina envolvida

Todas. 

6. Metodologia
           
Serão utilizados os recursos  disponíveis  no  FACE que permitem as postagens de atividades de publicação e divulgação de imagens, textos, arquivos de vídeos, sons e apresentações, além de incentivar os alunos a trazer assuntos do seu cotidiano, notícias e temas de seu interesse e relacioná-los de acordo com os temas propostos pela disciplina e como complemento das aulas o professor poderá apresentar links publicar ou indicar vídeos da internet, que complementem os temas apresentados em sala de aula, permitindo os alunos comentar e trocar ideias sobre os vídeos e demais atividades do FACE.  As atividades serão atualizadas periodicamente de acordo com a disponibilidade da turma.

7. Cronograma

*      A proposta deste cronograma deve ser adaptada conforme o tempo disponível e conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.
*      O professor fará a apresentação dos objetivos do FACE, o conceito de interação, um breve histórico da evolução dos FACE e suas características;
*      Registrar o FACE, utilizando o data show, internet, mostrando aos alunos como se faz a sua criação, porém o professor será o administrador do FACE tendo acesso a funções restritas;
*      Colocar os alunos como colaboradores do FACE;
*      Dividir a turma em grupos para cada atividade a serem postadas, como: publicações de imagens, vídeos, apresentações, etc;
*      Distribuição de tarefas para pesquisa e produção de notícias;
*      Publicação de postagens pelo professor sobre conteúdos da disciplina;
*      Visitar outros FACE;
*      Orientar a publicação de imagens no FACE e nas notícias;
*      Aprender a publicar vídeos;
*      Incluir postagens de textos construídos em grupo e com imagens pelos alunos;
*      Incentivar os alunos a continuar participando e comentando as publicações;


8. Recursos a serem utilizados

·      Computador;
·      Internet.

9. Avaliação e Resultados esperados

            O FACE será avaliado de acordo com sua interatividade, publicação, participação e interesse dos alunos no decorrer das aulas, visando promover a troca de experiência entre os alunos, além de compartilhar dúvidas e descobertas e conhecer outros alunos que compartilham o mesmo, usufruindo da tecnologia educacional, além de estimular o aluno a desenvolver a habilidade de buscar, organizar, estabelecer relações e interagir com os colegas e o mundo virtual.

10. Referências Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário