Portifólio - Sondagem com os
alunos:
Segundo os alunos há a
necessidades de mudanças na metodologia pedagógica, eles sentem falta de
atividades que explorem tecnologias mais contemporâneas, como é o caso do uso
de computadores. No dia a dia desses alunos identifiquei que a maior parte do
tempo fora da escola utiliza o acesso a internet, principalmente as redes
sociais, como por exemplo, o facebook.
Levantando
essa necessidade foi perguntado que melhorias e aprimoramentos poderiam
ser aplicados hoje na escola para somar no desenvolvimento pedagógico.
Ideias
levantadas pelos alunos:
-
Instalação de um laboratório de informática com acesso a internet.
-
atividades que poderiam ser realizadas online como tarefa de casa.
-
debates sobre temas abordados em grupos que os próprios alunos podem criar em
ferramentas de rede social, como o facebook.
-
Atividades a serem desenvolvidas com equipamentos multimídias.
PROJETO - FACE
NA ESCOLA ELISIARIO
1. Identificação
Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria
de Ensino do Interior
Diretoria
de Ensino – Região de Itapetininga
EE “Prof. Elisiário Martins de Mello”.
Rua Caio Dias
Batista, 240 – Vila Regina – Cep: 18.209.290
Fone: (015) 3271-1150 -
3271-1311
Professores
responsáveis:
Todos - Administrador Prof.ª. Maria Salete Leme Antunes
2.Tema
Criando
O FACEBOOK do Elisiario - Frente às inovações
tecnológicas e com tantos recursos oferecidos por estas, percebe-se a
necessidade de partilhar experiências e aprofundar a questão do uso da
informática educacional em nossa escola. Criando assim, um espaço que
possibilite oferecer subsídios ao trabalho do professor, através da produção de
material didático on-line, contextualizando o trabalho e o desenvolvido em sala
de aula.
3. Justificativa
Construir
um facebook educativo, utilizando a informática da unidade escolar,
desenvolvendo atividades ao longo do semestre, tendo como suporte
pedagógico/técnico o professor da turma para que possam fazer o uso desta
tecnologia, criando ambientes virtuais de aprendizagem que estimulam processos
cooperativos de construção de conhecimentos e informação, proporcionando a
comunicação e interação entre a escola, alunos e professores, trabalhando
conteúdos da disciplina, vivenciando situações reais de leitura e escrita, além
de favorecer a interatividade.
4. Objetivos
Capacitar os alunos na construção, manutenção das
postagens do FACE utilizando os recursos tecnológicos necessários;
Promover a interatividade social e entre os alunos;
Permitir trocar experiências com colegas;
Divulgar no FACE, ações, projetos e atividades
realizadas pelo professor com seus alunos;
Compartilhar informações e eventos juntamente com a
comunidade escolar.
5. Disciplina envolvida
Todas.
6. Metodologia
Serão utilizados os
recursos disponíveis no FACE que permitem as postagens de
atividades de publicação e divulgação de imagens, textos, arquivos de vídeos,
sons e apresentações, além de incentivar os alunos a trazer assuntos do seu
cotidiano, notícias e temas de seu interesse e relacioná-los de acordo com os
temas propostos pela disciplina e como complemento das aulas o professor poderá
apresentar links publicar ou indicar vídeos da internet, que complementem os
temas apresentados em sala de aula, permitindo os alunos comentar e trocar
ideias sobre os vídeos e demais atividades do FACE. As atividades serão
atualizadas periodicamente de acordo com a disponibilidade da turma.
7. Cronograma
A proposta deste cronograma deve ser adaptada
conforme o tempo disponível e conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.
O professor fará a apresentação dos objetivos do
FACE, o conceito de interação, um breve histórico da evolução dos FACE e suas
características;
Registrar o FACE, utilizando o data show, internet,
mostrando aos alunos como se faz a sua criação, porém o professor será o
administrador do FACE tendo acesso a funções restritas;
Colocar os alunos como colaboradores do FACE;
Dividir a turma em grupos para cada atividade a
serem postadas, como: publicações de imagens, vídeos, apresentações, etc;
Distribuição de tarefas para pesquisa e produção de
notícias;
Publicação de postagens pelo professor sobre
conteúdos da disciplina;
Visitar outros FACE;
Orientar a publicação de imagens no FACE e nas
notícias;
Aprender a publicar vídeos;
Incluir postagens de textos construídos em grupo e
com imagens pelos alunos;
Incentivar os alunos a continuar participando e
comentando as publicações;
8. Recursos a serem utilizados
·
Computador;
·
Internet.
9. Avaliação e Resultados esperados
O FACE será avaliado de acordo com
sua interatividade, publicação, participação e interesse dos alunos no decorrer
das aulas, visando promover a troca de experiência entre os alunos, além de
compartilhar dúvidas e descobertas e conhecer outros alunos que compartilham o
mesmo, usufruindo da tecnologia educacional, além de estimular o aluno a
desenvolver a habilidade de buscar, organizar, estabelecer relações e interagir
com os colegas e o mundo virtual.
10. Referências Bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário